Comecei hoje uma série nova aqui no blog, ” O Jogo do Eu”, com cinco desafios em busca de autoconhecimento. A ideia surgiu de forma bem espontânea. Eu estava precisando sentar e me organizar para fazer os posts do blog e minha irmã tinha acabado de ganhar um jogo novo para usar no consultório. Para quem não sabe, ela é Psicóloga.
Quando ela me contou o que era o jogo e como ele funcionava, surgiu então a ideia: por que não transformar isso em uma série sobre autoconhecimento e convidar os meus seguidores a participarem também? Uma ideia, várias pessoas, todas beneficiadas. Foi então que organizei tudo na minha cabeça e coloquei em prática. Eu já tinha feito uma série aqui em busca de hábitos mais saudáveis e deu super certo. Então agora começamos a segunda série, dessa vez sobre autoconhecimento.
A brincadeira vai funcionar assim: todo dia de manhã eu vou sortear uma carta no stories do Instagram. Ao longo do dia todo mundo tem que cumprir aquele desafio. Quando chegar de noite eu vou fazer uma postagem aqui no blog contando como foi a minha experiência e os meus leitores contam como foi a deles. Pode contar aqui no blog mesmo ou na foto que eu usar como divulgação no Insgtaram e no Facebook. Ao final dos 5 dias, será feito um sorteio entre todos que participarem e o brinde é uma massagem no salão parceiro do blog, Cosmopolish. Para ganhar, tem que seguir o meu perfil no Instagram e o deles também.
O Jogo do Eu – primeiro desafio
A primeira carta sorteada trazia a orientação para ligar ou escrever para um amigo ou parente que estava há pelo menos um ano sem falar. Na hora que sorteei pensei numa prima minha, de Brasília, com quem passei várias férias na adolescência. Nem sei a última vez que falei com ela. Esse jogo teria sido uma ótima oportunidade, se ela tivesse me respondido.
Parti para a segunda pessoa, da época da escola. Nos aproximamos depois de um tempo, ficamos amigas alguns anos e depois nos afastamos de novo. Cheguei a reencontra-la na faculdade, quando cursei o primeiro período de Psicologia, mas depois perdemos o contato de vez. Eu tinha muito carinho por ela, ainda tenho. Apesar de não ter muitas notícias mais. Nos falamos pela última vez quando meu pai morreu. Ela mandou uma mensagem muito bonita e vi nessa atividade uma oportunidade de então retribuir o carinho. Mas ela também não me respondeu.
Foi então que decidi adaptar o jogo para a minha realidade. Mandei mensagem para uma pessoa que não tem um ano que não falo com ela, devia ter uns 4 meses, talvez. Mas tínhamos muito contato, éramos bem próximas, mas aconteceu um episódio em que não fui convidada para participar de um momento importante da vida dela e fique bem chateada. Desde então não nos falamos. Foi aí que decidi puxar aquele “Oi sumida”. E funcionou. A única pessoa que eu tinha uma certa “mágoa” me respondeu. Nada é por acaso, não é mesmo?
O que aprendi com a tarefa
Ainda estamos conversando, aquele papo que dura horas, porque cada uma interrompe para ir fazer outra coisa. Mas o importante é que pra mim surtiu efeito. Não vale a pena guardar nenhum sentimento negativo de ninguém. Hoje eu tive oportunidade de falar com ela sobre isso, mas muitas vezes não temos essa chance. E aí pode ser tarde. Não brigamos, não existiu conflito. Foi apenas uma chateação. Mas quantas pessoas ficam remoendo algo negativo uma das outras? Eu me senti bem indo falar com ela e acho que se você tem alguma história mal resolvida, você devia resolver!
Bom, esse foi o primeiro desafio e o que eu aprendi com ele. E quero saber vocês, conseguiram? Me contem como se sentiram resgatando um contato antigo, revivendo histórias, desfazendo mal estendidos, enfim! Se conhecendo e conhecendo o outro melhor.
Uma observação
Hoje acordei e não tive dúvidas de qual roupa colocar: minha blusa nova que comprei sábado no shopping. Eis que cheguei no trabalho à tarde, depois de já ter feito o sorteio e já ter vivido várias coisas na minha manhã, e algumas pessoas resolveram traduzir a frase escrita nela. The first person you meet on a special day, que segundo o google tradutor e esses colegas, significa: a primeira pessoa que conhece em um dia especial. Pessoa e dia especial, acho que é isso!
4 respostas