Você sabe como alcançar os seus objetivos? Ou melhor, você sabe quais são os seus objetivos? Todo mundo tem sonhos, desejos e vontades que podem ser passageiros ou não. A gente muda, cada hora quer uma coisa, mas no fundo, todos têm um propósito que fala mais alto do que todo o resto. Você não tem? Então, vamos começar de novo.

Propósito é algo muito, muito valioso se você quer ser feliz. Você só existe porque você tem um propósito para essa vida. Vou explicar: propósito é a utilidade de algo ou alguém, relacionado ao que serve e a que função possui. Ou seja, você tem uma função aqui e quanto antes descobri-la, melhor.  Já o objetivo é uma etapa a ser cumprida. Você tem vários objetivos ao longo da vida. Eles estão relacionados a solução de problema e aproveitamento de oportunidades.

Bom, e as metas? As metas são as partes que te fazem alcançar o objetivo. Elas são racionais, você precisa traça-las para atingir resultados. São os prazos, as quantidades, os números.

Definindo objetivos, prazos e estratégias 

O desafio de hoje pedia para você definir um objetivo, um prazo e uma estratégia para alcançar. Não precisa necessariamente cumprir isso agora, mas só de colocar no papel e visualizar, a tarefa já foi feita com sucesso. Isso porque, é muito difícil traçar metas e objetivos, pois a maioria das pessoas não sabe onde quer chegar.

Eu criei um blog, quero que ele dê certo, mas se eu não planejar como fazer isso, o que é exatamente “dar certo” pra mim, ele nunca vai funcionar. É aquela história, se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho basta. É por isso que a tarefa de hoje pode, num primeiro momento, ter soado como simples ou boba, mas tenho certeza que agora que você refletiu tudo isso, ela ganhou um significado muito maior.

Pelo menos foi assim pra mim! Essa semana está sendo tão corrida, que eu já estou bem cansada. Muitas emoções, eventos, ensaios, enfim! Quando sorteei hoje de manhã estava sem a menor paciência, postei a foto do desafio logo e já fui resolver outras coisas. Mas só quando eu sentei para escrever aqui e pensar em como desenvolver essa tarefa, eu percebi a importância dela.

Cumprindo o desafio 

A primeira coisa que eu quero passar pra vocês hoje é: sejam realistas! Eu vivia traçando metas, achando que isso ia me fazer alcançar as coisas fácil, pelo simples fato de ter traçado. Não é só sentar, escrever e ficar esperando o milagre. Você precisa ter atitudes. O fato de escrever já é meio caminho andado, porque fica melhor de visualizar o que quer e qual caminho precisa seguir. Mas se não mudar a sua postura, nada vai mudar também.

Não trace metas se baseando nos outros. Você tem o seu tempo e suas limitações. Se uma pessoa conseguiu ganhar alguma coisa em um determinado tempo, ótimo pra ela. Não quer dizer que você também tem que ser assim. Seja no esporte, nas redes sociais, no trabalho, na faculdade, na vida! Pare de se comparar. Você não sabe pelo que a outra pessoa passou e nem mesmo se o caminho que ela traçou seria o mais interessante pra você.

Refletindo 

Eu já coloquei metas muito absurdas em relação à dieta, achando que se as meninas no Instagram estavam emagrecendo daquele jeito, eu também conseguia. E não é assim. Eu tenho estágio, eu tenho faculdade, eu tenho um blog, eu tenho alguns freelancers, uma rotina agitada e muitas outras coisas. Não adianta me basear em quem vive de treino, recebe tudo em casa, não gasta com produtos e tem um estilo de vida totalmente contrário do meu. E nem mesmo as meninas que correm ainda mais do que eu, tem muito mais a fazer do que eu, também não servem como comparação, pois elas tem um corpo diferente, uma altura diferente, um biotipo diferente.

Eu hoje sentei, tracei meu objetivo, baseado no meu propósito, no meu sonho e no que eu quero alcançar por mim. Coloquei estratégias que estão dentro da minha realidade, do que eu julgo correto e ético fazer. Coloquei um prazo realista, levando em conta todas essas atividades que eu tenho e o quanto vou poder me dedicar ao que tracei. E tenho certeza que eu vou fazer o meu máximo para cumprir. E mesmo que eu não consiga, eu não vou me frustrar. Eu vou aprender com isso, avaliar o que deu certo, o que eu posso melhorar e traçar uma nova rota. Pois é assim que funciona esse ciclo chamado vida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *