O milagre da manhã foi um livro que eu comprei por comprar, pela curiosidade mesmo. Eu estava fazendo meu TCC sobre influenciadores digitais e o meu estudo de caso era a Adriana Santana. (Por falar nela e no meu TCC, deixo aqui um registro do dia que nos conhecemos e entreguei o TCC impresso pra ela. Só pra registrar essa emoção mesmo, pode continuar a leitura agora).
Acredito que muitas pessoas também tenham tomado conhecimento do livro através dela. Ela postava diariamente uma foto falando do tema e como eu estava estudando tudo sobre ela, fiquei curiosa e comprei. Porém, o livro chegou, eu desembrulhei, coloquei na estante e nunca mais mexi. Estava muito atolada com outras coisas e não teria tempo para ler naquele momento.
Eu sempre volto nesse texto, mas é porque realmente é uma teoria que faz muito sentido pra mim! É impressionante como tudo tem a hora certa de ser. Se você ainda não leu o texto onde eu falo isso, clica aqui e guarde pra ler depois desse. O livro ficou meses na minha estante, até que um dia, conversando com uma pessoa que eu tinha acabado de conhecer, ela me falou de várias coisas que aprendeu com o livro. E eu comentei que tinha ele na estante e não tinha lido ainda. Ela ficou assustada com tamanho desprendimento e me falou pra começar a ler o quanto antes. Então, no dia seguinte resolvi ler o tal o milagre da manhã.
O milagre da manhã
Quando via a Adriana postando achava que era uma comunidade, um ritual ou algo assim. E não deixa de ser. As pessoas que começam a praticar o milagre da manhã se transformam e passam a atrair outras na mesma vibração. Isso também é muito impressionante. Como atraímos exatamente aquilo que externalizamos. O livro é muito bom, de leitura fácil e rápida. O autor conta brevemente sua história de vida e como começou a praticar o milagre da manhã. Depois ele passa dicas e um passo a passo de como podemos começar a praticar também. Vale a pena a leitura, página por página, sem pular direto para a prática. É importante entender porque fazer o que ele propõe, qual o sentido daquilo e refletir sobre como você tem levado a sua vida.
E se você ainda está se perguntando o que é fazer o milagre da manhã, eu explico. É um resumo de práticas que ele sugere, como meditação, visualização, afirmações, atividade física, leitura e escrita. Esse conjunto de atividades te ajuda a começar o dia com mais energia e foco nos seus objetivos. E a forma como você começa o seu dia dita todo o restante dele.
O que eu aprendi com o milagre da manhã
Tudo é possível desde que você esteja comprometido. Antes de dizer que não gosta de acordar cedo, que não acredita no poder dessas atividades que ele propõe ou qualquer outra barreira que sua mente possa querer te colocar, lembre-se dessa frase! Tudo é possível a partir do momento que assumimos a responsabilidade de nossos atos e corremos atrás daquilo. Também já falei um pouco sobre isso quando participei do seminário Despertar do Ser. O que o autor do livro quer passar como mensagem é que para termos o sucesso que desejamos, precisamos nos tornar a pessoa que vai ter esse sucesso. “O sucesso é algo que atraímos por quem nos tornamos”, e por isso precisamos ser cada dia melhores se queremos conquistar coisas grandiosas.
Quantas vezes você se pega procrastinando durante o dia, passando tempo no celular, reclamando, adiando decisões ou fugindo de responsabilidades que são só suas? A maioria das pessoas se contenta com menos do que gostaria, mas aceita o que tem por comodismo, preguiça, falta de visão do futuro e comprometimento. É mais fácil abrir mão do que se esforçar, mudar os hábitos e assumir as consequências das suas escolhas. Mas o caminho mais fácil nem sempre é o certo ou mesmo o que vai te fazer mais feliz. Não fomos programados para grandes realizações, nosso instinto de sobrevivência opta pelo mais seguro. E é por isso que precisamos nos esforçar tanto para sermos diferente.
O que acontece, muitas vezes, é que ficamos presos a experiências passadas, crenças e limitações impostas pela sociedade. Acreditamos que tudo irá ser como sempre foi, mas só será assim se a gente quiser. Quando criamos um propósito todos os dias ao acordar, temos muito mais foco nas nossas ações, facilitando as mudanças que precisamos passar para construir um futuro melhor.
Porque praticar o milagre da manhã
Ao adiar o despertador pela manhã, você está adiando a sua vida. Você está se recusando a começar um novo dia, a viver novas experiências, a ir atrás do seu propósito. Isso soa bem pra você? Eu confesso que quando li essa parte do livro fiquei bem impactada, porque como fazemos uma coisa nós fazemos todas as outras. Se não sou capaz de levantar no horário proposto, como serei capaz de tantas outras cosias no meu dia?
Minha primeira dica para quem quer mudar qualquer coisa na vida é mudar primeiro a sua forma de pensar e perceber essa coisa. A nossa mente é quem nos guia e se você acreditar que vai conseguir, provavelmente você conseguirá! Antes de dormir relaxe, pense em coisas boas, faça uma respiração profunda e se visualize acordando animado e disposto. Pare com aquela mania de contar as horas de sono, de reclamar por acordar cedo ou usar isso como desculpas o resto do dia. Essas atitudes só te tornam improdutivo.
Qualquer prática que eleve o seu potencial, te deixe mais animado, mais encorajado e feliz é uma prática que vale a pena. E esse já é um motivo suficiente para praticar o milagre da manhã. Ao assumir as rédeas da sua vida e descobrir todo o seu potencial, o mundo ficará pequeno para todos os seus sonhos. Não vai ser de uma hora pra outra, comece aos poucos, praticando alguma coisa nova a cada dia e, naturalmente, o restante vai se encaixando. Eu não faço tudo exatamente como ele propõe, mas me desafio a fazer pelo menos uma prática todos os dias. Assim vou construindo quem eu quero ser. E como motivação, deixo uma última frase do livro. Tudo é difícil antes de ser fácil!
Uma resposta