O seminário Despertar do Ser é um divisor de águas na vida de quem se entrega a essa experiência. Eu já tinha recebido o convite algumas vezes para participar, mas sempre tinha alguma desculpa para não ir. Até que me livrei de todas elas e resolvi vivenciar. Eu acredito que tudo tem a hora certa de acontecer, de acordo com o nosso nível de maturidade para as mudanças. Não sei se você também pensa assim, mas nesse link tem um texto que eu falo mais sobre isso! As coisas só vão acontecer quando você estiver preparado para elas.
E o que é o Despertar do Ser? É uma imersão de dois dias com várias técnicas e aprendizados sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. São vivências muito profundas que ajudam as pessoas a se reconectarem com a sua essência, acreditarem no seu potencial e se livrarem de crenças limitantes. Com isso, é possível melhorar suas relações interpessoais, se colocando no lugar do outro e julgando menos. Também aprendemos sobre ho oponopono, uma prática antiga que busca a reconciliação e o perdão. Além de meditar, chorar, cantar, dançar e se divertir muito. Seria difícil falar o que eu mais gostei nessa vivência, mas me sinto melhor depois desse final de semana. Nesse site tem uma explicação mais completa com os contatos para quem se interessar.
O Despertar do Ser
Eu cheguei ao seminário muito aberta e disposta a viver tudo que seria proposto ali, mesmo não fazendo a menor ideia do que ia acontecer. A minha busca pelo autoconhecimento começou há dois anos, quando fiz terapia pela primeira vez. Desde então procuro livros, cursos e pessoas que possam me agregar conhecimentos nessa área. Um conselho que eu dou para quem quer vivenciar também é justamente esse: se abra! Não me lembro onde ouvi isso, mas em coração fechado não entra luz. Se você quer mesmo transformar a sua vida e se tornar uma pessoa melhor, é preciso se entregar.
O primeiro aprendizado do seminário diz respeito a isso. Todo mundo tem aquela voz interna que diz “não faz isso”, “vai dar errado”, “não seja ridícula”, entre outras coisas assim, que normalmente estão envolvidas com medo e julgamentos. Com uma técnica simples e divertida, aprendemos a identificar quando essa voz fala e silencia-la. Somos nós quem estamos no controle de nossa vida, ninguém mais! Nenhuma voz interna ou externa pode nos impedir de fazer algo que acreditamos. O medo de dar errado não pode ser maior que a vontade de fazer acontecer. Lembre-se disso.
Sempre falo sobre energia e o quanto as coisas que vibramos são atraídas para nós. O seminário só me confirmou isso. Conheci pessoas com a mesma energia que a minha e a cada dia venho percebendo como isso acontece no meu dia a dia. Quanto mais você reclama, mais as pessoas ao seu redor reclamam também. E se você não dá abertura pra isso, as reclamações ou críticas param de chegar ou pelo menos deixam de te afetar. Nós somos responsáveis pelo mundo que criamos em nossa volta. Tudo em que acreditamos se torna realidade, por isso é tão importante buscar o lado positivo das coisas.
Porque o Despertar do Ser muda vidas
Muitas vezes nos deixamos levar por pensamentos que nossa mente cria. Questionamos a nossa capacidade e deixamos de agir com propósito. Mas se a gente aprender a simplesmente ouvir a nossa essência e confiar em nossa intuição, passamos a ter muito mais força. E nos tornando uma pessoa mais forte, podemos ajudar os outros também. Quando você entende que cada pessoa está passando por um processo, você olha pra ela com mais compaixão. Aprendemos a nos colocar no lugar do outro e a perdoar. Antes de apontar o dedo para alguém, pergunte a você mesmo quantas vezes já fez a mesma coisa. Não rotule uma pessoa por uma atitude errada que ela teve. Entenda que estamos mudando, evoluindo e aprendendo. Aceite que esse é o seu processo também e se culpe menos.
A forma como fazemos uma coisa, nós fazemos todas as outras. Se você se preocupa mais com o que acontece de ruim, você provavelmente está em um ciclo de coisas ruins que dão errado o tempo todo. Assuma as rédeas da sua vida e pare de contar historinhas. A gente vive apegado em justificativas, ao invés de agir para mudar o que for preciso e ter a vida que queremos. Ajudar o outro e entender uma realidade diferente da sua é ajudar a si mesmo e se abrir para o mundo. Fizemos uma dinâmica muito legal vendados, confiando apenas na pessoa que tínhamos acabado de conhecer. E isso nos mostra o quanto ninguém é melhor do que ninguém e juntos somos capazes de fazer muito mais.
Seria impossível descrever em palavras o que um final de semana tão intenso me ensinou. E eu nem tentaria, pois como diz a Ieda, que conduz todo o treinamento, “não acredite em mim, apenas experimente”. Transformar o mundo está nas mãos de cada um. Você tem total capacidade de ser quem você quer ser, basta agir. Às vezes ficamos agarrados ao que os outros pensam, a forma como nos rotulam, aos padrões sociais. Mas cada pessoa conhece a sua realidade, somente você sabe o que está dentro do seu coração. Valorize mais as pessoa que andam com você e cuide para fazer o melhor por elas. Poucas coisas importam tanto na vida quanto quem nós temos e o que somos capazes de despertar nessas pessoas.
3 respostas