Hoje em dia é quase impossível encontrar alguma coisa que não precise de aparelhos eletrônicos para funcionar. Grande parte dos nossos hobbys estão ligados à alguma tecnologia, como ver série, se distrair nas redes sociais ou até mesmo ouvir música. É tão natural que muitas vezes nem damos conta de quão conectados nós estamos.
O quarto desafio da série “Desenvolvendo hábitos mais saudáveis” foi sobre passar o dia todo sem aparelhos eletrônicos. Eu gostei muito dos outros desafios que fiz. Como falei aqui, o da rotina meditativa e das novas descobertas me proporcionaram um novo olhar para as coisas do dia a dia, mas esse desafio em específico tocou em algo que é mais do que um hábito pra mim, chega a ser quase um vício.
Nas orientações do quarto hábito estava falando para eu aproveitar o dia para ler um livro, visitar alguém, fazer uma arrumação no guarda roupa, enfim, qualquer coisa que não precisasse de eletrônicos. No meu caso, eu foquei mesmo no celular. Eu não sei quanto tempo do meu dia eu passo de frente para uma tela. Faço faculdade de jornalismo, trabalho com marketing e redes sociais, tenho um blog e adoro ficar no celular.
Passando um dia todo sem aparelhos eletrônicos
É muito importante lembrar que o celular tem diversas funções além das redes sociais. Às vezes a gente até esquece que dá pra fazer ligações, né? Eu uso pra despertador, câmera, calculadora, bloco de notas e mil outras funções. Então, ficar um dia todo sem ele vai muito além de ficar sem internet.
Pra minha sorte, esse desafio caiu em um domingo. Dia de semana acaba sendo difícil mesmo, porque é uma ferramenta de trabalho. Então, eu aproveitei o domingo para radicalizar e não colocar nem a mão no meu. E olha, foi um domingo maravilhoso! Eu acordei sem precisar de levar susto com despertador tocando. Fui para o meu sítio e aproveitei tanto minha família, aquele lugar, aquela paz. Eu não vi o dia passar e ele rendeu demais.
Chegando em casa eu tomei banho, jantei, preparei minhas coisas para a semana que estava começando, sem perder horas e horas no Instagram. Tenho essa mania de chegar em casa, deitar na cama e ficar ali procrastinando. E isso me atrasa tanto! Quando vejo ainda não lavei cabelo, estou morta de fome, tenho algumas tarefas por fazer e já está quase na hora de dormir. Ou seja, um desperdício de tempo.
Vivendo no mundo real
Nesse domingo, tudo ficou muito mais produtivo. O plano inicial era nem encostar mesmo, mas acabei pegando à noite, quando não tinha mais nada pra fazer. Aí sim, dei uma olhada nas últimas atualizações e respondi as mensagens que tinha recebido no dia. É claro que no dia a dia não podemos ser radicais de cortar dessa forma, mas também não podemos nos perder o dia inteiro nisso.
Como tudo na vida, rede social pra ser bem utilizada precisa de bom senso e equilíbrio. É ter consciência do tempo que passa lá, do quanto aquilo é produtivo e importante pra você. Tudo bem gostar desse mundo conectado, mas não se esqueça que tem um outro mundo lá fora esperando por você! E aí, será que você consegue?
2 respostas