Você já ouviu falar em rotina meditativa? Não se trata de meditar ao longo do dia, nem mesmo tem a ver com a meditação em si. Vou explicar o que é, qual o desafio relacionado à isso e como essa atividade vai te fazer ter hábitos mais saudáveis.

Quem já meditou sabe que o principal desafio dessa prática é conseguir focar a atenção no agora. Não se trata de parar de pensar, porque isso é impossível, mas sim deixar que os pensamentos passem sem você embarcar com eles. A rotina meditativa tem esse mesmo princípio.

O desafio desse segundo dia (confira o primeiro dia aqui)  foi utilizar os sentidos. Observar em cada atividade as sensações proporcionadas pelo tato, olfato, paladar, audição e visão. Ficar atenta aos estímulos agradáveis que muitas vezes não percebemos, porque o automatismo torna imperceptíveis no dia a dia.

Como ter uma rotina meditativa 

Você presta atenção em tudo que vê, ouve, sente, toca ao longo do seu dia? Mas é atenção mesmo, plena. Sentir a água molhando todo seu corpo enquanto toma banho, sentir a maciez do shampoo enxaguando seu cabelo, respirar aquele cheiro de frescor que vai preenchendo todo o banheiro.

A gente tem mania de fazer uma coisa pensando em outra, levamos tudo no automático. Andamos na rua mexendo no celular, fazemos uma refeição pensando na reunião que estamos atrasados, olhamos para tudo, mas não percebemos a beleza das coisas. Trata-se de sentir o vento, a natureza, reparar nos ipês que  embelezam a cidade.

rotina meditativa

Por mais simples que pareça, essa não é uma tarefa fácil. Parar de lutar contra o vento e deixar que ele bagunce seus cabelos, levante seu cachecol e até te faça sentir arrepios. Simplesmente deixar ele agir, passar. Conversar com as pessoas olhando no olho, prestando realmente atenção em cada palavra do que elas dizem. Andar pelas ruas atento ao que está a sua volta, ouvindo o som distante dos pássaros.

Vivendo uma nova rotina 

Achei que seria muito mais fácil, confesso que não foi uma tarefa que eu consegui realizar 100% no meu dia. Por muitas vezes eu me peguei atolada, fazendo tudo no automático, correndo como sempre, sem me permitir viver de verdade aquilo que fazia.

O desafio da rotina meditativa serve para ajudar na busca pela consciência e evitar a ansiedade no dia a dia. Ter atenção ao que você está fazendo te permite ter mais controle da situação. Você toma decisões de forma mais segura e sábia. É realmente difícil não mexer no celular enquanto faz uma refeição e apenas apreciar o sabor daquela comida. Mas se você experimentar viver essa experiência, vai descobrir um novo mundo que estava ao seu redor o tempo todo, mas você estava correndo demais para perceber.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *