Não sou especialista em dicas de felicidade, mas aprendi muito sobre ela esse ano. Sim, esse é um texto de retrospectiva e de planos para o ano novo. Não tem como não falar de 2016, porque foi um ano muito legal. Porém, quando foi chegando os últimos dias, eu comecei a ficar triste. Tinha certeza que 2017 seria ruim. Comecei o ano chateada, vivendo uma crise existencial completa, sem fazer ideia do porquê. Queria mudar tudo na minha vida. E agora, às vésperas de 2018, eu vejo que mudei!
Meu ano começou tão bagunçado que resolvi buscar uma psicóloga, pra me ajudar a encontrar o eixo. Sábia decisão! Ela me acompanhou ao longo de todo ano e me fez viver tudo que passei de forma muito mais madura e consciente. A Clara de janeiro jamais estaria dando dicas de felicidade em dezembro.
O ano realmente não foi dos melhores. Mas nem de longe foi dos piores também! Pra falar a verdade, não existe ano bom ou ruim. Existem dias em que estamos animados, outros mais desanimados e a soma disso é o que nos fazer acreditar sobre o resultado final. A forma como você vê e vive cada um desses dias é o que realmente faz a diferença.
O que eu aprendi em 2017
Isso que eu acabei de falar, eu aprendi em 2017! Tudo depende da forma como você lida com as coisas. Sem dúvidas eu amadureci muito, foi o ano em que busquei o autoconhecimento, a paz interior, os eventos de meditação, saúde e bem estar. Foi o ano em que olhei mais para mim, busquei encontrar meu propósito de vida e realizar os meus sonhos.
Terminar o ano assim, de forma tão leve e tranquila, não seria fácil se eu citasse todas as coisas ruins que aconteceram. Foram muitas mudanças, muitas transformações. A faculdade me deixou descabelada e ansiosa. Noites sem dormir, alguns quilos a mais e uma reviravolta nos meus planos de vida. A morte do meu pai foi o evento que eu poderia definir como o pior que já vivi, se meu pai não fosse exatamente como ele era e tivesse me ensinado tanta coisa! Mesmo depois de não estar mais aqui, continua me ensinado. Como eu mudei minha forma de pensar e de viver depois que ele partiu.
Entre o copo meio cheio e meio vazio, está o que vai definir a sua felicidade. Fiz minha primeira tatuagem, que já foram logo duas. Criei o meu blog, que é um sonho de vida. Conheci lugares que nunca fui. Mergulhei em uma jornada que me faz vivenciar sensações nunca antes sentidas, seja na meditação, na leitura ou nos tratamentos que venho buscando. Conheci gente nova. Muita gente! Assumi novas responsabilidades profissionais. Cresci. Vivi. Aprendi. E termino o ano com o copo muito cheio.
E de tanta experiência adquirida esse ano, só posso ter certeza de que 2018 será um ano muito melhor. De tudo que aprendi quero compartilhar os meus aprendizados com vocês em forma de conselhos, dicas de felicidade. Coisas que fizeram com que eu fosse muito mais feliz.
Dicas de felicidade para 2018
- A felicidade está dentro de você. Estou falando de dicas de felicidade, porque é a essência desse texto. Mas a verdade é que não existe fórmula ou instrução. Você sente, você vive a felicidade. Não fique procurando por aí, nem depositando em objetos ou pessoas algo que depende só de você.
- Não espere para fazer algo que sempre desejou. Não espere o apoio de ninguém, não espere ter dinheiro, não espere fazer sol. Simplesmente viva o que você quer viver, da sua forma. Sem adiar nada.
- Pense mais em você. Não é egoísmo olhar para si, falar não para os outros e ouvir as suas vontades. Cuide do seu corpo, independente do que achem dele. Ame do jeitinho que é, e se não estiver satisfeito, mude. Mas mude por você.
- Desconecte-se. De crenças, de preconceitos, de redes sociais. Seja mais original, mais verdadeiro e mais real. Esqueça o que está todo mundo falando, pare de ver jornal que só mostra tragédias. Não acompanhe quem não te acrescenta em nada. Não acredite em tudo que vê.
- Seja grato. Do fundo do coração. De alma. De verdade. Sinta dentro de você a gratidão por tudo que tem e é. Pelo simples fato de existir, de ter as oportunidades que têm, de ter uma família, uma casa, uma cama quentinha e aconchegante para dormir. Por ter comida, por poder viajar, conhecer pessoas e lugares novos. Seja grato por viver e aprender uma coisa nova a cada dia.
- Veja o lado bom de tudo e pense positivo. Se a essa altura da vida você ainda não acredita em energia, nem precisa continuar me acompanhando aqui. Brincadeira, acompanha sim que vou te mostrar como isso é real! Você é energia, tudo é energia. Quando você emana coisas positivas, deseja o bem e busca ser o melhor que pode, o universo conspira a seu favor. Nada é por acaso. Tudo que você está vivendo é escolha sua.
Mude para ver a mudança acontecer
Eu poderia falar mil coisas sobre o meu ano, mas a verdade é que lamentar o que foi ruim não vai trazer nada de bom. E tudo o que eu vivi de bom, foi ótimo, mas também já passou. Eu quero mesmo é olhar para frente, com toda a bagagem que eu tenho, toda a coragem e determinação que eu preciso para realizar ainda mais!
Se você quer um ano diferente, está cansado da sua rotina, das coisas que está vivendo, mude você primeiro. Não é frase de impacto. É fato! Mude sua forma de ver, mude sua mente, sua forma de agir e pensar e mudará tudo. Lembra daquele ciclo que já falei aqui, todo pensamento gera um sentimento, todo sentimento gera uma ação, toda ação gera um resultado. Cuidado com a forma como você está alimentando esse ciclo! De todas as dicas de felicidade, a mais eficaz que posso te dar é: ela já está dentro de você. Só viva!