Você já ouviu falar no esmalte em gel? A procura por essa esmaltação está crescendo cada vez mais e tenho acompanhado isso nas redes sociais. Vejo muitas meninas compartilhando e falando dos benefícios de usar, mas não consegui me adaptar bem!  Vou contar um pouco da minha experiência e tirar umas dúvidas, com a ajuda das profissionais que me convidaram para conhecer pela primeira vez. Afinal, o que a esmaltação em gel tem de diferente da comum?

O que é esmalte em gel?

O esmalte em gel é um esmalte comum, porém com textura de gel. Ele é constituído por agentes químicos  que, ativados pela ação de luz LED ou UV, promovem uma reação que faz os compostos se unirem e formarem uma película rígida. É por isso que ele só pode ser retirado de molho na acetona, com papel laminado e vários outros cuidados. Mas não é recomendado tirar em casa, pois pode danificar a unha se feito de maneira incorreta. Quando quiserem tirar, voltem no salão para fazer com segurança. O processo para pintar é o mesmo. A cutícula é amolecida com soro e retirada, depois a unha lixada e polida, para então começar a pintar. A cada camada de esmalte coloca a unha na câmara UV.

Benefícios do esmalte em gel 

A primeira diferença e talvez a que a gente mais ouve falar é que o esmalte em gel seca instantaneamente. Você finaliza a esmaltação e na mesma hora já pode realizar suas atividades sem se preocupar em estragar as unhas. Desde arrumar os cabelos ainda no salão ou finalizar o almoço quando chegar em casa. E não pense que por secar rápido ele não tem brilho ou acabamento tão bom. O esmalte em gel tem um brilho muito mais forte do que o esmalte comum, que muitas vezes mantém a cor viva e forte somente nos primeiros dias. Na foto abaixo eu já tinha pintado a unha há 9 dias, sendo que passei 4 dias na praia.

Esmalte em gel

Outra vantagem muito boa e que faz o esmalte em gel ser tão amado é o tempo de duração nas unhas. Ele dura em média 20 dias, podendo ficar mais tempo dependendo do cuidado e da adaptação. Isso é ótimo para quem viaja muito ou não tem tempo de ir ao salão com frequência.

Contradições

Por ficar tantos dias na unha, a pergunta é: faz mal? Bom, a primeira vez que passei foi a convite de um salão da minha cidade, elas fizeram o procedimento correto para aplicar e retirar o esmalte e não tive problemas. As funcionárias do salão também afirmaram que por durar muito tempo, ele protege a unha e ajuda no crescimento. Eu não identifiquei isso!

Elas também garantiram que não danifica a unha e não enfraquece. Porém, tive uma péssima experiência fora do país. Por uma falha na comunicação (eu falando português, em um salão na Bélgica onde se fala francês conversando com coreanas que só falavam a língua delas hahaha),  acabei passando o esmalte em gel sem querer e não tive a oportunidade de voltar ao salão para retirar. Ele foi saindo com o tempo, sozinho ou quando eu puxava com as mãos mesmo.

DETONOU a minha unha! Quebrou, ressecou e escamou. Foi a maior besteira que eu fiz. Então, sim, o esmalte em gel pode acabar com a sua unha se não for feito com profissionais muito qualificadas.

Esmalte em gel não é alongamento 

Muita gente confunde. Eu mesma não sabia da diferença até fazer a esmaltação. O esmalte em gel não é alongamento em gel! Ele não aumenta o tamanho da sua unha. Ele só é mais grosso e dura mais tempo, mas vai ficar exatamente do tamanho que sua unha estiver. O que alonga é o alongamento em gel ou as unhas de gel, que são como unhas postiças.

Desvantagens do esmalte em gel 

A esmaltação em gel é um pouco mais cara do que o esmalte comum, mas levando em conta o custo benefício, você pode acreditar que vale a pena. O procedimento para pintar também é um pouco mais demorado do que o normal. Sei que não é recomendado para gestantes, pessoas com alergias ou em tratamentos de doenças como o câncer. Mas não recebi nenhuma outra contraindicação.

O ideal é você avaliar o seu caso, entrar em contato com um salão de confiança e tirar todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *