Estamos chegando ao fim da série em busca de hábitos mais saudáveis. Já contei aqui como foi passar por quatro desafios. Se você não acompanhou, procure na tag hábitos mais saudáveis os outros episódios. Hoje vou contar sobre o último que fiz, que diz respeito a mente também. Todos falam um pouco sobre isso, cada um de sua forma.
O quinto desafio era para reiniciar o cérebro a cada vez que eu fosse mudar de tarefa. Mas você deve estar se perguntando: como assim? Vou explicar! A orientação era parar e respirar fundo sempre que acabasse uma tarefa e fosse começar outra. Ou seja, acabei de tomar café da manhã, fecho os olhos, respiro e então vou escovar os dentes e me maquiar, por exemplo.
Me pareceu bem tranquilo quando li, mas na prática foi bem diferente.
Como respirar vai te deixar mais saudável
Respirar. Está aí uma coisa que eu não podia imaginar o quanto passava despercebida pra mim. A respiração é automática, ela nos mantém vivos, todo mundo já nasce respirando. Mas saber respirar, de verdade, a gente só aprende quando decide parar e ter atenção a esse processo.
Grande parte das pessoas respira errado. Normalmente, por conta daquela correria do dia a dia que nos impede de tanta coisa.Observe sua respiração. Coloque a mão na barriga, perceba como você respira curto e às vezes ofegante. Ninguém nunca nos ensinou uma forma correta de fazer isso, mas a gente pode e deve buscar melhorar.
O desafio que me pareceu mais fácil, foi o que eu menos consegui cumprir. Quando me dei conta já estava quase na hora de dormir e eu mal havia respirado. Entre o bom dia o boa noite se passaram reuniões, atividade física, trânsito e tanta coisa que não percebi. Lembrei de respirar fundo, com atenção, somente na parte da manhã. E foi muito bom!
Eu tenho uma rotina tão agitada e sempre tão automática, que faço tudo até na mesma ordem. Acordo, lavo rosto, tomo café, escovo os dentes, troco de roupa, faço minha maquiagem e saio correndo atrasada, sempre. Quando da tempo eu arrumo a cama, se não.. E nesse dia, eu pude perceber como fazia isso quase de forma desligada.
Aprendendo a respirar
Quando você para entre uma atividade e outra e respira, você traz para a consciência o próximo passo. Você sai do automático e faz o seu cérebro pensar o que você tem que fazer agora. É incrível, vale a pena experimentar. Seu dia fica muito mais produtivo e você lembra de tudo com mais facilidade no final.
Fiquei chateada de não ter feito isso ao longo do dia, mas foi bom pelo simples fato de me tornar consciente. Antes era algo que passava sem eu perceber, agora presto muito mais atenção na minha respiração. Inclusive aprendi algumas respirações específicas para determinadas situações. Hoje sei respirar quando me vejo ansiosa ou agitada, por exemplo. Qualquer dia ensino aqui pra vocês!
Com certeza respirar é algo que precisamos fazer mais vezes! Respirar de verdade, com atenção. Ou pelo menos tentar. Nem que seja para perceber que estamos no caminho errado e precisamos mudar isso em nós.